domingo, 30 de novembro de 2008

Prova da UFF 1º etapa 2009 (3º parte)

38
Texto IV

“(...) Fui então até a esquina, mas a leiteria do Mário também não existia, nem a esquina existia mais.
– Não está vendo o metrô? Essa rua não existe mais! Então fui até a grande avenida, e a velha escola já
não existia, nem o cinema, o maior cinema do Brasil!
Mas de repente lá estava ela!
Parecia tão menor agora, espremida entre os prédios,(...) a igreja onde a Speranza e eu nos casamos, batizamos e casamos nossos filhos e nossos netos. Você também Piccirella. (...) a sua presença me dava a felicidade de um sonho. Então eu pude respirar aliviado."
(Adaptado da prova da UFF. Extraído do encarte do CD Per amore de Zizi Possi, 1997)

O texto aborda a questão da relação da sociedade com o seu espaço e o seu tempo vividos, ou seja, a questão da experiência de vida do indivíduo com o seu lugar, representado pelo bairro do Brás, na cidade de São Paulo.

Na experiência do indivíduo com o lugar, em foco na história acima, enfatiza-se a dimensão:

(A) ecológica
(B) econômica
(C) política
(D) estética
(E) afetiva



Resposta: Eu posso estar errado, mas na minha opinião, o texto traz informações geográficas Importantes como as mudanças do espaço urbano, com a chegada do metro, a verticalização, etc. Que poderia ter sido melhor explorado. Entretanto a questão quer é a "experiência do indivíduo com o lugar" e no trecho "a igreja onde a Speranza e eu nos casamos, batizamos e casamos nossos filhos e nossos netos. Você também Piccirella. (...) a sua presença me dava a felicidade de um sonho. Então eu pude respirar aliviado." evidência a dimensão afetiva da personagem. Agora acho que faltou um pouco de geografia na pergunta, por isso não vou gastar meu pouco português em me aprofundar aqui. OK? Mas caso alguém descorde de minha avaliação dessa questão podem falar a vontade, adoraria ser convencido do contrário!

50
Leia com atenção o texto abaixo.

Estima-se que no início do século XVI, o litoral brasileiro, em função da presença dos povos indígenas, já possuía uma densidade entre 4 e 5 habitantes por quilômetro quadrado e de até 9 habitantes por quilômetro quadrado em algumas regiões. Através da presença destes povos, a paisagem brasileira já havia sido apresentada a um elemento bastante influente: o fogo. Seu uso sistemático para caçar favoreceu, por exemplo, a extensão ou manutenção dos cerrados em detrimento de áreas florestais: “Na toponímia tupi, retomada de relatos do século XVI, (...) há uma enorme diversidade de palavras retratando padrões de vegetação originados pelos desmatamentos, pelos retalhamentos de florestas e pelo uso do fogo. Muitos desses termos são nomes de bairros e cidades no Brasil: caapuera (roça que já foi); Ibirapuera (árvore que já foi); Caucaia (mato queimado ou incêndio da mata); Catumbi (beira da mata); Caatanduva (mato ralo e áspero); capixaba (roçado preparado para plantio); cairussu (queimada)”.
(Adaptado de Miranda, National Geographic)

Na pesquisa de processos como o descrito, existe uma noção que vem sendo revista e um fator que ajudou a provocar essa releitura.

A noção e o fator são, respectivamente:

(A) natureza/contínua e transformadora interferência humana sobre a Terra;
(B) espaço geográfico/fracas ações oficiais para deter a degradação ambiental;
(C) cidade/sucessivo desenvolvimento da informática nas telecomunicações;
(D) bairro/conscientização em torno da questão do desmatamento e da poluição;
(E) cidade/aumento da dependência humana da energia fóssil.


Resposta: Essa questão é aparentemente muito complexa, pelo menos até chegarmos as alternativas, (porque ca entre nós quem elaborou essa questão foi uma mãe na hora de elaborar as alternativas! Pelo amor do Todo Poderoso... Jim Carrey!) O segredo dessa questão, acredito que esta muito mais em identificar o tema central do texto do que em temas complexos da geografia. Percebam que o texto enfoca que já no século XVI (16) há uma intervenção na natureza promovida pelos Índios no sentido de desmatamento, e que,os índio, por sua vez já haviam tomado a consciência desse processo de alteração da paisagem e isso seria observado através da herança cultural absorvida por nós através de alguns nomes próprios remanescentes que referem-se as essa alterações da paisagem. Até ai me parece um tanto complexa e criativa a questão, não?! E essa é a pegadinha aqui, mas vamos as alternativas para ver onde chegamos:

(B) "fracas ações oficiais para deter a degradação ambiental" Eita sô! a gente não tava falando do sécilo XVI? A sociedade da época não tinha se quer noções concretas em relação a degradação ambiental quanto mais ações oficiais, falando nisso, nessa época nós éramos Colônia de Portugal! que interesses eles tinham além de retirar matéria prima daqui? Em fim essa alternativa passa muito longe!

(C) NOOOOOOOOOSA! Informática e telecomunicações?! Estamos mesmo falando da mesma questão? Século XVI! AlOOOOOOOOOOOO... Ô!

(D) Essa alternativa também não tem nem um pingo de sentido com a questão por motivos parecidos com a alternativa "B", mas acho que podemos aproveitar algo de bom nela, reparem que ela fala de desmatamento e poluição?! (ai vcs devem estar pensando assim: "e daí?") Reparem que ele trás as duas como duas coisas diferentes (HA! agora vs devem estar pensando assim: "DÂH!ÂH!) Mas vcs já se perguntaram qual a diferença entre poluição e desmatamento? ... (HA! devo ter pego alguns agora?!) A diferença é que o desmatamento é a retirada da cobertura vegetal parcial ou total de algum ecossistema com objetivos diversos (Quer saber mais sobre poluição então? Click aqui!). E a poluição "(...) pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes." (Querem saber mais... Click aqui!)

(E) Odeio me repetir mas acho que é necessário... NOOOOOOOOOSA! "aumento da dependência humana da energia fóssil"?! Estamos mesmo falando da mesma questão? Século XVI! AlOOOOOOOOOOOO... Ô! Eu tinha esquecido que antes da Petrobras existiu a PetroTupí!

(A) Graças! a alternativa correta... é claro que se o texto se refere a desmatamento causado por indios brasileiros no século XVI ele só pode estar falando de natureza, ok? Agora "(...)continua e transformadora interferencia (...)" acredito se referir a esse trecho em específico do texto: "Através da presença destes povos, a paisagem brasileira já havia sido apresentada a um elemento bastante influente: o fogo. Seu uso sistemático para caçar favoreceu, por exemplo, a extensão ou manutenção dos cerrados em detrimento de áreas florestais". Ou seja, o cerrado por ser mais resistente a queimadas que as florestas acabou por avançar conforme a interferência antrópica (do homem).


sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Prova da UFF 1º etapa 2009 (2º parte)

33
O espaço brasileiro é marcado por uma grande desigualdade entre os municípios que compõem cada estado da federação. Se por um lado, a criação dos municípios brasileiros tem uma história, por outro, essa criação também tem sua geografia. O mapa a seguir mostra a malha municipal brasileira e sua evolução no tempo e no espaço.

MAPA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS


Com base no mapa, podem ser destacados dois fatores principais que interferiram diretamente na evolução da malha municipal do País. Assinale-os.

(A) Lei de responsabilidade fiscal; redução da importância econômica das metrópoles.
(B) Interesses eleitorais emancipacionistas; planejamento autoritário do espaço.
(C) Variações na densidade demográfica; direção predominante das frentes pioneiras.
(D) Flutuações dentro da dinâmica econômica; transição demográfica brasileira.
(E) Transferências da capital do País; movimentos separatistas e sua repressão.

Resposta: Esse mapa é como uma pintura imprecionista para mim... Lindo! geografia é linda neh não?! oiahoiahohaoihaoi (para quem ainda não sabe isso é a minha risada). O segredo está no mapa, repare que conforme a gente caminha da região norte para o Sudeste os pontos são bem mais numerosos e portanto menores. Bom o mapa é de municípios, e para haver um município é preciso de todo um poder público na figura de um prefeito e de vereadores, mais funcionarios desse poderes e tudo mais, então pensem comigo para haver um município é preciso ter gente! Então quanto mais gente mais municípios! Já que a questão é gente (população, densidade demográfica e tudo mais) eu pergunto, onde surgiram as primeiras cidades do Brasil e por tanto as pessoas? No litoral! muito bem... Agora olhem o mapa outra vez, onde estão a maioria dos pontinhos coloridos? Vamos paras as alternativas?

(A) Ambas as afirmações são verdadeiras e afetam os municípios mas são fatos recentes, olhem as datas na legenda!

(B) Isso ocorre e influencia, mas graças aos céus e a nós, não determina e além do mais, para haver interesses eleitorais como a questão propõe, tem de haver gente (população) então nao tem escapatória.

(D) Observem que não há uma real flutuação econômica, pois se houvesse o mapa seria mas homogênio quanto a distribuição dos municípios, o que ocorre é o oposto, nós temos uma concentração histórica da economia no litoral brasileiro.

(E) Transferência de capital do país?! Essa foi tão longe que eu nem consigo ver relação com a questão, nossa se alguém consegue por favor ilumini-me! Quanto a segunda parte, movimento separatistas? acredito que a fragmentação do poder e do espaço, no caso brasileiro, venha a dificultar a separação por acabar concentrando o poder no governo federal, não? Acho que aqui podemos ter uma polêmica interessante. Mas não é essa a resposta correta...

(C) Então vamos lá, a relação demográfica entre o interior do país (interior aqui como distante do litoral. ok?) e o seu litoral é grande tendendo drasticamente e históricamente devido a sua colonização e seu desenvolvimento econômico (Nascemos para exportar, e isso não é uma coisa muito boa, devo dizer). Por outro lado se observarmos o gradiente que há entre a área mais pintada (litoral) e a área menos pintada (interior) podemos observar que há uma gradação entre eles, essa gradação se dá conforme essas áreas foram ocupadas ao longo do tempo, as frentes pioneiras!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Vestibular: prova comentada UFF 1º fase 2009

Texto I
Tempo Rei
Gilberto Gil
Para ler e ouvir click aqui!

01
A letra da canção enfoca o tempo e o espaço que transcorrem e transformam tanto a matéria quanto o pensamento. Os versos da canção de Gilberto Gil, “Pães de Açúcar/Corcovados/Fustigados pela chuva e pelo eterno vento”, podem referir-se a um conceito da geografia física, o qual “constitui o conjunto de processos operantes na superfície terrestre que ocasionam a decomposição dos minerais das rochas, graças à ação de agentes atmosféricos e biológicos” (Leinz, V. e Amaral, S. Geologia Geral).

O conceito acima referido é o:

(A) intemperismo
(B) metamorfismo
(C) magmatismo
(D) organicismo
(E) tectonismo

Resposta: Eu tenho que confessar que fiquei assustado com essa questão, ou melhor com as alternativas! (se é que elas mereçam ser chamadas assim né?!). Bem vamos começar com as "alternativa" incorretas.

"(B) Metamorfismo" essa até que não é tão mal assim, só que não chega nem perto de estar certa. Metamorfismo é um processo que acontece mais ou menos assim: um tipo de rocha que ao longo do tempo acabou se modificando graças a drásticas mudanças de pressão e temperatura dando origem a uma nova rocha.

"(C) Magmatismo" ou orogênese, ou seja, quando o magma no interior da terra extravasa para a crosta terrestre, vindo a superficie ou ficando alojado no subsolo, quando vem para a superficie temos, por exemplo, um vulcão. Portanto nada haver ne não galera?!

"(D) Organicismo" AI MEU DEUS! essa passa muito longe... "O organicismo representa uma tendência do pensamento que constrói sua visão do mundo sobre um modelo orgânico e tem origem na filosofia idealista. (fonte: www.estudantedefilosofia.com.br)" Essa eu nem fazia ideia do que era, mas não é geografia certamente! Alguma duvida? Click no site! ele vai ajudar mais que eu...

"(E) Tectonismo" Ops ainda não é essa! tectonismo é o movimento da crosta terrestre que ocorre como efeito das pressões do interior da terra.

"(A) Intemperismo" como diz o enunciado da questão “constitui o conjunto de processos operantes na superfície terrestre que ocasionam a decomposição dos minerais das rochas, graças à ação de agentes atmosféricos e biológicos”. Lembram das forças exógenas? pois aqui estão!

Ta com dúvida? perguntar não ofende.

Quer saber mais sobre o assunto? Click aqui!


Texto II
Ferreira Gullar
"O verão invadiu outubro e expulsou a primavera. (...) O verão é feroz. Especialmente um verão como este, ilegítimo, fora de época, produto de uma subversão planetária. (...) Em meio ao verão, a chama da literatura bruxuleia e se apaga. Não se precisa de chave para abrir o mundo, quando ele se dá a nós, escancarado, sem espessura e sem sombras. O verão dos livros é eterno, pode esperar. Já o verão deste dia 25 de outubro de 2007 trepida à nossa volta, urgente."
(Trechos retirados da Prova da UFF de 2009)

12
O texto de Ferreira Gullar refere-se, de maneira poética, às mudanças climáticas ocorridas no globo terrestre ao longo das últimas décadas.

Assinale a caracterização correta desse fenômeno.

(A) Ocorrência de tempestades e catástrofes naturais, causadas pelo movimento de placas tectônicas.
(B) Irregularidade das condições climáticas em áreas do planeta, provocada por fatores naturais e humanos.
(C) Aumento da temperatura nas cidades, em função da formação de “ilhas de calor” nas áreas rurais.
(D) Modificações do ciclo das estações em virtude de mudanças orbitais da Terra e da atividade solar.
(E) Alterações bruscas no tempo, devido à inversão térmica decorrente do avanço de massas de ar.

Resposta: Observem que nessa questão há um efeito e uma causa. E o "segredo" está em correlacionar ambas com o fenômeno colocado pelo texto. Tudo bem, mas qual mesmo é o fenômeno do texto? Olhem os trechos que eu selecionei do texto da prova que está no início da questão... ele revela "mudanças climáticas ocorridas no globo terrestre ao longo das últimas décadas" como a própria questão fala, ainda ta difício? Lembra do aquecimento global! Agora vamos as questões:

(A) "Ocorrência de tempestades e catástrofes naturais," Olha o efeito ai, e ele ta legal "causadas pelo movimento de placas tectônicas." Aqui temos a causa , e opa! isso realmente acontece, mais então porque não é a correta? Por que os fenômenos causados por forças endógenas (de dentro da terra) são passageiros e pontuais, não podemos dizer que são mudanças ocorridas nas ultimas décadas como indica o enunciado da questão.


(C) "Aumento da temperatura nas cidades," Mais um efeito, e ta tudo bem com ele. "em função da formação de “ilhas de calor” nas áreas rurais." Pera ai, para tudo! a gente não estava falando de cidade? ilhas de calo são causados principalmente pela verticalização (Surgimento de muitos prédios) que ocorre nas grandes cidades, e não nas áreas rurais.

(D) "Modificações do ciclo das estações" Efeito e mais uma vez tranquilo. "em virtude de mudanças orbitais da Terra e da atividade solar." ??? A pouco tempo, durante o mega tsuname que varreu a Ásia, tão lembrados? não! click aqui e refresque sua memória, ouve uma pequena alteração no eixo da terra (rotação), mas isso alem de ter sido pontual, não causaria modificações no ciclo das estações que é fruto da translação.

(E) "Alterações bruscas no tempo," Opa o efeito ta tranquilo, se a questão estive-se se referindo a mudanças de tempo, ou seja, mudanças imediatas do tipo "acho que o dia ta bom para uma praia!" ou "está: chuvendo, sol, com ventos fortes, com uma leve brisa, etc." "devido à inversão térmica decorrente do avanço de massas de ar." E a segunda parte, a causa, tem tudo haver com o efeito, que não tem nada haver com a questão.

(B) "Irregularidade das condições climáticas em áreas do planeta," (opa até aqui ta legal) "provocada por fatores naturais e humanos." Exato! e temos a nossa vencedora.

E ai deu para entender? pode perguntar.


Quer saber mais? Click aqui e veja o documentário Uma verdade inconveniente no YouTube

19
Tempos Rápidos e Tempos Lentos
"(...) Sugerimos a noção de um tempo rápido ao q
ual se antepõe um tempo lento. Aqui, estamos falando de quantidades relativas. De um lado, o que nós chamamos de tempo lento somente o é em relação ao tempo rápido; e vice- versa(...). E essa contabilidade do tempo vivido pelos homens, empresas e instituições será diferente de lugar para lugar. (...). O tempo rápido não cobre a totalidade do território nem abrange a sociedade inteira. (...)"
(Adaptado de Santos, M. A natureza do espaço.)




Charge Fonte: Dominical. La Vanguardia. Barcelona. 4.07.04

A análise integrada do texto e da charge permite concluir corretamente que:

(A) as revoluções tecnológicas dos transportes e das telecomunicações explicam porque os tempos rápidos são urbanos e os lentos são apenas rurais;
(B) a moderna gestão de empresas e de instituições acelera o tempo vivido, padronizando inteiramente a superfície terrestre;
(C) as noções de tempo rápido e tempo lento estão relacionadas, historicamente, aos países centrais e aos países periféricos, nessa ordem;
(D) a tecnologia tem papel importante na constituição de tempos e de lugares, sem homogeneizar por completo o espaço geográfico;

(E) os setores da economia – primário, secundário e terciário – representam isoladamente os tempos muito lento, lento e rápido, respectivamente.

Resposta: Nossa, vocês gostarão dessa questão? Por que eu adorei! Principalmente quando o carinha com a pá acha o tesouro hoaihoahioah (isso foi a minha risada :). As alternativas de respostas parecem ser um pouco confusas, dando uma falsa impresão de que há mais de uma resposta correta, por isso convido-os a tornarem a ler a questão... Pronto? Vamos lá então, há na verdade, tempos lentos e tempos rápidos por que ambos coexistem no espaço como o mestre Milton Santos fala no texto acima. "Mas qual a diferença?" Boa pergunta! O tempo rápido é o tempo da informação, das novas tecnologias, do computador, etc. O lento, o de antes da "revolução tecno-científico-informacional". "E porque os dois existem ao mesmo tempo?" Por que a tecnologia dessa tal revolução não está igualmente distribuida, uns tem mais acesso que outros. Agora vamos as alternativas:

(A) Aqui ele tenta nos convencer de que o rural é mais lento, como se ele também não tenha se transformado ao longo da história, mas nós somo Os Caras e sabemos que tivemos uma "revolução verde" (não lembra disso? não tema com o google não há problema. é só clickar aqui!) e a industria moderna também ira se apropriar do espaço rural com as "agroindustrias" neh verdade?!

(B) Como já discutimos as tecnologias não se distribuem igualmente no espaço e isso se da em parte por estárem concentradas em empresas, que ocupam os espaços em busca de mais capital, money, bufunfa.

(C) Ai temos uma "boa e velha" pegadinha cruel, a alternativa diz a verdade, "então porque ela está errada?" Por que a questão quer somente o que se pode concluir com "a análise integrada do texto e da charge" e apesar de ser uma alternativa verdadeira, o fragmento de texto e nem a charge relacionam os diferentes tempos com a as diferentes situações geopolíticas do mundo. O que é uma pena!

(E) Nossa senhora! mãe de Deus, salvais da perdição... Essa passa muito longe da realidade, já falamos que a existência de tempos rápidos é fruto da "revolução tecno-científico-informacional" e como sabemos ela afeta todos os setores da economia, a diferença está nos diferentes espaços, lugares em que ela se instala e se desenvolve.

(D) Apesar de não ser a resposta mais completa a problemática apontada pelo mestre Milton Santos em a "natureza do espaço" (exelente livro) ela atende ao que é colocado pelo fragmento de texto assim como a reflexão proposta pela charge. Então temos a nossa vencedora!

29
A CULTURA INTERNACIONAL DO CONSUMO
A difusão geográfica da rede McDonald’s
Adaptado de STEARNS, Peter N. Atlante delle culture in movimento (edizione italiana a cura di Carlo Fumian e Giovanni Gozzini).

No mapa, apresenta-se o ritmo desigual da difusão do padrão norte-americano de consumo em diferentes partes do mundo, a partir da implantação do primeiro McDonald’s em países selecionados.

O fator principal responsável por tal desigualdade é o(a):

(A) poder aquisitivo das populações dos países considerados na amostragem;
(B) proximidade geográfica da matriz norte-americana da empresa;
(C) resistência cultural e religiosa, em alguns casos, ao “modo de vida americano”;
(D) peso de tradições alimentares enraizadas em alguns países apresentados;
(E) ordem de inserção dos países selecionados na economia globalizada.

Resposta: Bem o mapa revela a seguinte ordem de difusão: 1967 - Porto Rico e Canadá; 1971 - Europa Ocidental; Japão, Autrália e Nova Zelândia; 1979 - Brasil; 1990 - União Soviética; 1992 - Marrocos. Com isso em mente, vamos as questões:

(A) Se fosse o poder aquisitivo o peso dessa balança não teriamos Porto Rico vindo logo no primeiro momento de difusão. Portanto logo ai ja podemos eliminar essa questão.

(B) Se fosse pela proximidade Geográfica da matriz o Brasil e Marrocos virinham antes de Nova Zelândia e Japão, não é mesmo?! Então nada feito.

(C) Essa resposta é boa! E se considerarmos o caso da União Soviética está correto, entretanto não podemos dizer que responde a maioria dos casos apresentados.

(D) Se fosse o peso das tradições alimentáres o Japão não poderia estar logo no segundo momento, já que lá se como peixe cru, acho que o MCDonald's não vende peixe cru.

(E) Então temos por eliminção e um pouco de lógica a nossa vencedora, em minha opinião a resposta fica mais explicita ao analisarmos o título do mapa, observem "A CULTURA INTERNACIONAL DO CONSUMO A difusão geográfica da rede McDonald’s". O que podemos dizer que contem a internacionalização do consumo, e que não deixa de ser o modo de produção? Glo...? Glo...? Globalização! e a alternativa fala de "economia globalizada".