domingo, 21 de junho de 2009

Geografos: "E daí?" - artigo

Esse artigo é direcionado para bacharel, mas fala muito a educação praticar o e daí? leiao, amantes da geografia.

“Nesses últimos dias, ao assistir as notícias das tragédias provocadas por chuvas intensas, andei pensando sobre o que os geógrafos devem pensar ao ver essas calamidades. Com meus limitados recursos, resolvi fazer uma auto-pesquisa sobre o assunto, estendendo-a para os outros geógrafos, e pensei: Onde estavam os geógrafos, profissionalmente habilitados para ordenamento do território e assentamento de populações humanas, quando essas populações foram alocadas nessas áreas de risco? Quando esses loteamentos foram aprovados? Quando os municípios elaboraram seus planos de defesa civil?
Aprovei o ensejo fui dar uma olhada numa de minhas leis preferidas, a 6664/1979, e percebi que, ou os geógrafos não estão fazendo seu trabalho direito ou não estão fazendo trabalho nenhum. Confesso que no momento me veio a aflição de ser um dos responsáveis por toda aquela calamidade ou que a sociedade poderá me acusar pelas outras que provavelmente virão. Pior é pensar o que será se a sociedade se voltar contra nós e resolver nos cobrar por nossa atribuição não exercida e que esse é apenas um dos muitos exemplos de mau uso do espaço, flagrantes aos olhos dos geógrafos experientes. Eu sinceramente acredito que na maioria dos casos em foco, os geógrafos sequer foram chamados a participar do planejamento territorial, mas, se isso não ocorreu, certamente existem motivos e sugiro que o principal motivo é que a sociedade não (re)conhece a atribuição do geógrafo. Mas se for isso, de quem é a culpa?”

Conteúdo completo acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário