segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Macaé conta com quase 200 mil habitantes, divulga IBGE


A população macaense que antes era de 188.787, aumentou para 194.413. Foi o que divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã de ontem (14). A data de referência do levantamento é 1º de julho e, de acordo com a estimativa, a população brasileira passou de 189.612.814 para 191.480.630 pessoas.
Para a estimativa, são consideradas as taxas de natalidade, mortalidade e migração. Os dados do IBGE consideram os 26 estados do país e o Distrito Federal. São estimadas, ao todo, as populações de 5.565 municípios brasileiros.
Segundo o IBGE, São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, contando com 11 milhões de habitantes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 6 milhões, e Salvador, com 3 milhões de pessoas. Já a cidade que tem a menor população do país é Borá, em São Paulo, com 837 habitantes.
Em Macaé, a população cresceu menos do que o esperado, que seria superior a 200 mil habitantes. Mesmo assim, o município apresentou crescimento considerável, o que contribui para o inchaço populacional. Já Rio das Ostras, município que também sofre com o inchaço populacional de pessoas que preferem morar na cidade devido ao custo de vida mais baixo, passou de 91.085 habitantes para 96.622.
A estimativa da população residente nos municípios é divulgada todos os anos, em cumprimento ao que determina a lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e o artigo 102 da Lei nº 8443, de 16 de julho de 1992. As estimativas são importantes para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. O parâmetro é usado pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Censo 2010

Como Macaé possui um ritmo diferenciado de crescimento populacional, o Censo 2010 vai exigir trabalho redobrado da equipe do IBGE e necessitará da participação de diversas representações municipais, entre órgãos públicos, instituições privadas e grupos da sociedade civil organizada.
Por este motivo, a equipe de gerência do IBGE no município já começou, um ano antes, a buscar auxílios para conseguir contornar o problema que está diretamente ligado ao fenômeno do inchaço populacional, a formação de comunidades e bairros que ainda não fazem parte do mapa oficial de Macaé.
Neste processo, o IBGE precisará utilizar dados coletados por uma empresa contratada para realizar o serviço de levantamento setorial da cidade, demarcando através de informações e imagens digitais, as áreas onde deverá ser realizada a contagem populacional.
No entanto, o órgão federal também necessitará do auxílio do poder executivo municipal e de outros segmentos da sociedade, afim de conseguir identificar e ter acesso a esses novos “pedaços” da cidade.
Além da equipe efetiva do IBGE, será realizado concurso público para admissão contratual temporária de mais de 300 pessoas que irão atuar como recenseadores, ou seja, agentes que irão percorrer todas as residências do município para realizar a contagem populacional. Profissionais das áreas administrativa e informática também serão contratados, através de processo seletivo, para atuar na realização do Censo 2010.


Fonte: http://www.odebateon.com.br/2008/noticias/noticia.php?id=9322, acessado em 17 de agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário