quarta-feira, 7 de julho de 2010

O que é o socialismo?

Debate: O que é o socialismo?

DIA: 7 de julho - Local: UFF-Puro no Anfiteatro do Puro as 17:30hs (hoje)

Covidados:
Prof. Historiador Luciano Barboza
                                               Prof. Geógrafo Pedro Marinho


O que é o socialismo?

A sociedade capitalista é voltada para a acumulação de dinheiro, os ricos vivem bem e muitos pobres não tem nem o que comer.
Vamos analisar mais profundamente a estrutura da sociedade capitalista. Por que a minoria da população é rica e a maioria é pobre?
A sociedade capitalista pode ser representada na forma de um pirâmide, para expressar a desigualdade social, a base da pirâmide é maior do que sua ponta, por isso a base da pirâmide significa que os trabalhadores são a maioria da população; e a ponta da pirâmide é menor que a base, por isso a ponta pirâmide significa que a burguesia é a minoria da população. Vejamos o exemplo abaixo:
                                                                          

Burguesia: donos dos meios de produção (fabricas, escolas, lojas, hotéis, bancos, etc... Ex:empresários e banqueiros)
 

Trabalhadores: vendem sua força de trabalho para sobreviver, Porque se não morrem de fome. Ex: operário da fábrica,                                             professor, recepcionista, etc...

            
Os interesses da burguesia e dos trabalhadores são opostos e antagônicos: para a burguesia ter lucros altos, é necessário que ela pague o menor salário possível ao trabalhador. E de forma inversa, para os trabalhadores terem maiores salários, é necessário a burguesia ter menor lucro.
            Na sociedade capitalista atual, o desemprego é a melhor forma que a burguesia tem para manter os salários baixos, pois para não morrer de fome os trabalhadores aceitam um salário baixíssimo. É melhor um salário de fome do que ficar desempregado e não ter o que comer. Através dessa realidade a burguesia nos explora cada vez mais.   
            Entendendo agora o funcionamento da sociedade capitalista, vamos refletir: por que existe desigualdade social? A resposta esta na posse ou não dos meios de produção. Os que possuem são ricos e os que não possuem são pobres. Mas como viver numa sociedade onde não haja desigualdade social (sem fome, sem mendigos, sem crianças se prostituindo por dinheiro, sem ricos e pobres)? Para isso é necessário que os meios de produção se tornem públicos e não privados. Chegamos a nossa resposta inicial, o que é socialismo?
            O socialismo é uma proposta de sociedade onde os meios de produção sejam estatais, onde não existe burguesia, ou seja, todos trabalham para o Estado. A sociedade socialista terá como principal objetivo o bem estar de TODA a sua população, sem exceções. Para isso as Escolas e os Hospitais serão prioridade: todos de alta qualidade. No socialismo a democracia é um elemento central, todos terão direito de expressar suas opiniões, contribuindo diretamente para a política do Estado através dos conselhos de trabalhadores, que decidiram as políticas estatais.
            Então sabemos como montar uma sociedade sem miséria. O que precisamos então para isso? Fazer uma transformação radical da sociedade, chamada revolução. A revolução é o povo se organizando para derrotar os seus opressores, ou seja, a burguesia. Para começarmos este processo é necessário organizar a luta do nosso povo nos movimentos sociais (sindical, estudantil, mulheres, negros, ecológico, etc...) e nos organizarmos em partidos socialistas.   

Autor: Prof. Historiador Luciano Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário