terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Prova da UFF 1º etapa 2009 (4º parte)

51
Analise o mapa e o gráfico
Considerando-se a expansão do Islamismo, a partir de aspectos numéricos e geográficos, conclui-se corretamente que:

(A) a distribuição espacial dos muçulmanos corresponde à mesma etnia;
(B) o Islã encontra-se estabilizado tanto numérica quanto geograficamente;
(C) a expansão do Islamismo é inviabilizada pela modernização das sociedades;
(D) as migrações internacionais são um importante fator de expansão do Islã;
(E) os países mais populosos do mundo apresentam predomínio de muçulmanos.


Resposta: Uma questão tranqüila. O segredo aqui está em correlacionar o mapa (principalmente) com as alternativas, feito isso fica fácil resolver a questão. Lembrando que para a leitura correta tanto do mapa quanto a do gráfico é importante nos atentarmos para o título, a legenda e o conteúdo propriamente dito.
Exemplo: o mapa acima, se não observarmos nem o título e nem a legenda, que informação temos? Um mapa político com gradiente de branco para verde, se observarmos a legenda e o título podemos concluir que se trata da distribuição espacial em porcentagem de mulçumanos no mundo onde os países em branco tem um percentual menor e que conforme o gradiente caminha para o verde aumenta-se a proporção de mulçumanos.
Vamos as alternativas:

(A) Eu pergunto observando o mapa: Árabes, Indianos, Africanos e Russos de maneira geral, são da mesma etnia? (...) O que é etnia?! eu ouvi bem?!
"Uma etnia ou um grupo étnico é, no sentido mais amplo, uma comunidade humana definida por afinidades lingüísticas e culturais e semelhanças genéticas." (Fonte: www.achetudoeregiao.com.br) Acho que já da para notar que a resposta para a minha pergunta é não neh?! entao como essa alternativa pode estár certa? ISSO MSM! não pode e não está!

(B) A população não é algo estático, ela esta em constante transformação, em constante movimento e isso é explicitado pela distribuição de mulçumanos ao redor do planeta mostrado pelo mapa portanto não podemos dizer que o Islã está "estabilizado" nem referente ao numero e nem a sua distribuição espacial.

(C) A realmente a falsa impressão de que religião é uma coisa do passado e por isso em desacordo com o desenvolvimento tecnológico, mas isso poder ser explicado, acredito, que muito mais por estarmos em um país laico (sem a mistura de religião com governo) e mais ainda em uma cultura laica, que vemos na mídia sempre associado a religião a pobreza ou a uma etapa que já superamos. Por outro lado o Islamismo se difunde com mais força em países periférico como aponta o mapa reforçando essa idéia. Mas o que temos de entender é que a religião não se relaciona com a tecnologia diretamente, ela está muito mais associada a cultura, ao modo de agir e pensar. A sociedade não tem de ser laica para ser moderna, não é preciso abrir mão de Deus, seja ele qual for, para ser uma sociedade moderna.

(E) Essa alternativa é mole de perceber que está errada, só temos que lembrar quais são os países mais populosos do mundo (China, Índia, Japão, EUA, etc.) e comparar com o mapa. Algum deles tem predomínio, mais da metade, de mulçumanos?! não... obrigado.

(D) O que faz com que uma cultura passe de um lugar para outro? as pessoas é uma boa resposta. Podemos dizer que os veiculos de comunicação também fazem isso, mas como não uma alternativa parecida, ficamos com o bom e velho "boca a boca".

Não foi claro? ta com dúvida? é só deixá-la ai nos recados que eu respondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário