domingo, 30 de novembro de 2008

Prova da UFF 1º etapa 2009 (3º parte)

38
Texto IV

“(...) Fui então até a esquina, mas a leiteria do Mário também não existia, nem a esquina existia mais.
– Não está vendo o metrô? Essa rua não existe mais! Então fui até a grande avenida, e a velha escola já
não existia, nem o cinema, o maior cinema do Brasil!
Mas de repente lá estava ela!
Parecia tão menor agora, espremida entre os prédios,(...) a igreja onde a Speranza e eu nos casamos, batizamos e casamos nossos filhos e nossos netos. Você também Piccirella. (...) a sua presença me dava a felicidade de um sonho. Então eu pude respirar aliviado."
(Adaptado da prova da UFF. Extraído do encarte do CD Per amore de Zizi Possi, 1997)

O texto aborda a questão da relação da sociedade com o seu espaço e o seu tempo vividos, ou seja, a questão da experiência de vida do indivíduo com o seu lugar, representado pelo bairro do Brás, na cidade de São Paulo.

Na experiência do indivíduo com o lugar, em foco na história acima, enfatiza-se a dimensão:

(A) ecológica
(B) econômica
(C) política
(D) estética
(E) afetiva



Resposta: Eu posso estar errado, mas na minha opinião, o texto traz informações geográficas Importantes como as mudanças do espaço urbano, com a chegada do metro, a verticalização, etc. Que poderia ter sido melhor explorado. Entretanto a questão quer é a "experiência do indivíduo com o lugar" e no trecho "a igreja onde a Speranza e eu nos casamos, batizamos e casamos nossos filhos e nossos netos. Você também Piccirella. (...) a sua presença me dava a felicidade de um sonho. Então eu pude respirar aliviado." evidência a dimensão afetiva da personagem. Agora acho que faltou um pouco de geografia na pergunta, por isso não vou gastar meu pouco português em me aprofundar aqui. OK? Mas caso alguém descorde de minha avaliação dessa questão podem falar a vontade, adoraria ser convencido do contrário!

50
Leia com atenção o texto abaixo.

Estima-se que no início do século XVI, o litoral brasileiro, em função da presença dos povos indígenas, já possuía uma densidade entre 4 e 5 habitantes por quilômetro quadrado e de até 9 habitantes por quilômetro quadrado em algumas regiões. Através da presença destes povos, a paisagem brasileira já havia sido apresentada a um elemento bastante influente: o fogo. Seu uso sistemático para caçar favoreceu, por exemplo, a extensão ou manutenção dos cerrados em detrimento de áreas florestais: “Na toponímia tupi, retomada de relatos do século XVI, (...) há uma enorme diversidade de palavras retratando padrões de vegetação originados pelos desmatamentos, pelos retalhamentos de florestas e pelo uso do fogo. Muitos desses termos são nomes de bairros e cidades no Brasil: caapuera (roça que já foi); Ibirapuera (árvore que já foi); Caucaia (mato queimado ou incêndio da mata); Catumbi (beira da mata); Caatanduva (mato ralo e áspero); capixaba (roçado preparado para plantio); cairussu (queimada)”.
(Adaptado de Miranda, National Geographic)

Na pesquisa de processos como o descrito, existe uma noção que vem sendo revista e um fator que ajudou a provocar essa releitura.

A noção e o fator são, respectivamente:

(A) natureza/contínua e transformadora interferência humana sobre a Terra;
(B) espaço geográfico/fracas ações oficiais para deter a degradação ambiental;
(C) cidade/sucessivo desenvolvimento da informática nas telecomunicações;
(D) bairro/conscientização em torno da questão do desmatamento e da poluição;
(E) cidade/aumento da dependência humana da energia fóssil.


Resposta: Essa questão é aparentemente muito complexa, pelo menos até chegarmos as alternativas, (porque ca entre nós quem elaborou essa questão foi uma mãe na hora de elaborar as alternativas! Pelo amor do Todo Poderoso... Jim Carrey!) O segredo dessa questão, acredito que esta muito mais em identificar o tema central do texto do que em temas complexos da geografia. Percebam que o texto enfoca que já no século XVI (16) há uma intervenção na natureza promovida pelos Índios no sentido de desmatamento, e que,os índio, por sua vez já haviam tomado a consciência desse processo de alteração da paisagem e isso seria observado através da herança cultural absorvida por nós através de alguns nomes próprios remanescentes que referem-se as essa alterações da paisagem. Até ai me parece um tanto complexa e criativa a questão, não?! E essa é a pegadinha aqui, mas vamos as alternativas para ver onde chegamos:

(B) "fracas ações oficiais para deter a degradação ambiental" Eita sô! a gente não tava falando do sécilo XVI? A sociedade da época não tinha se quer noções concretas em relação a degradação ambiental quanto mais ações oficiais, falando nisso, nessa época nós éramos Colônia de Portugal! que interesses eles tinham além de retirar matéria prima daqui? Em fim essa alternativa passa muito longe!

(C) NOOOOOOOOOSA! Informática e telecomunicações?! Estamos mesmo falando da mesma questão? Século XVI! AlOOOOOOOOOOOO... Ô!

(D) Essa alternativa também não tem nem um pingo de sentido com a questão por motivos parecidos com a alternativa "B", mas acho que podemos aproveitar algo de bom nela, reparem que ela fala de desmatamento e poluição?! (ai vcs devem estar pensando assim: "e daí?") Reparem que ele trás as duas como duas coisas diferentes (HA! agora vs devem estar pensando assim: "DÂH!ÂH!) Mas vcs já se perguntaram qual a diferença entre poluição e desmatamento? ... (HA! devo ter pego alguns agora?!) A diferença é que o desmatamento é a retirada da cobertura vegetal parcial ou total de algum ecossistema com objetivos diversos (Quer saber mais sobre poluição então? Click aqui!). E a poluição "(...) pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes." (Querem saber mais... Click aqui!)

(E) Odeio me repetir mas acho que é necessário... NOOOOOOOOOSA! "aumento da dependência humana da energia fóssil"?! Estamos mesmo falando da mesma questão? Século XVI! AlOOOOOOOOOOOO... Ô! Eu tinha esquecido que antes da Petrobras existiu a PetroTupí!

(A) Graças! a alternativa correta... é claro que se o texto se refere a desmatamento causado por indios brasileiros no século XVI ele só pode estar falando de natureza, ok? Agora "(...)continua e transformadora interferencia (...)" acredito se referir a esse trecho em específico do texto: "Através da presença destes povos, a paisagem brasileira já havia sido apresentada a um elemento bastante influente: o fogo. Seu uso sistemático para caçar favoreceu, por exemplo, a extensão ou manutenção dos cerrados em detrimento de áreas florestais". Ou seja, o cerrado por ser mais resistente a queimadas que as florestas acabou por avançar conforme a interferência antrópica (do homem).


Nenhum comentário:

Postar um comentário