quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Palestina – O cenário de conflitos

*Beatriz Maio

O conflito no Oriente Médio iniciou-se no século xx, constituído pela Síria, Monte Líbano, Palestina, Meca e Medina, que faziam parte de um único império, o Otomano. Império este de predominância Árabe, que fazia votos a diversas religiões como Islamismo, Cristianismo e Judaísmo.


No período de 1914 à 1918, o império Otomano uniu-se a outros impérios (Austro-húngaro e Alemanha) contra França, Inglaterra e Rússia. Ao perder a guerra, tal império dissolveu-se.
Defendendo os interesses colonialistas dos países da Europa, e consequentemente ignorando protestos Árabes para formação de países independentes no Oriente Médio, a Liga das Nações dividiu tal região entre França e Inglaterra (principais potências) por tempo indeterminado. A carta da Liga das Nações Unidas, tinha como objetivo a formação de um “Lar Nacional Judeu”, a partir  de um dos mandatos britânicos na Palestina, contanto que este não ferisse as ambições da população não Judaica existente.
No decorrer do século países foram conquistando suas independências, como a Jordânia, Iraque, Síria e Líbano, deste modo o território da Palestina permaneceu sobre mandato britânico até o ano de 1948.



No final do século xx, devido a grande escala de perseguições aos Judeus, criou-se deu-se início a um movimento Judaico, o Sionismo. Este movimento levou a imigrações de milhares de judeus a Palestina, gerando receio e revolta na População Palestina local (Mulçumanos) devido à perda de territórios. Surgiram então os primeiros grandes choques entre Árabes e Judeus.
Em 1936 se inicia uma revolta Árabe Palestina. Um movimento que exigia o fim da imigração de Judeus Nacionalistas, fim da venda de terras ao fundo nacional Judeu e a formação de um governo Palestino Autônomo.
Em 29 de novembro de 1947, a ONU aprovou a “Partilha da Palestina”, com objetivo de romper os conflitos entre Árabes e Judeus. Porém com grande parte do território passandoa pertencer aos Judeus (menos de um terço da população até então), surge um movimento contrario a partilha por parte dos países Árabes, gerando um grande conflito entre guerrilhas, que se intensificou ainda mais com a aplicação do plano Dalet (Março de 1948), onde países Árabes realizaram um ataque surpresa a aldeias Palestinas.


Declarada a criação de um novo estado Israel (Maio de 1948), a guerra muda de figura, transformando-se em conflitos entre Israel e estados Árabes. Com estes conflitos grande parte dos Palestinos foram mortos e a outra parte refugiaram-se, estabelecendo-se na Cisjordânia, Faixa de Gaza e países Árabes, em condições precárias.
Com esta guerra Israel passou a ocupar cerca de 78% da Palestina histórica, restando aos Palestinos apenas 22% do território, ou seja, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. Com o território Palestino dividido em duas partes, a Palestina não pode criar um estado próprio. A Faixa de Gaza passou a ser administrada pelo Egito e a Cisjordânia pela Jordânia, o que nos leva a Palestina Atual. O conflito permanece sem sinais de solução por ambas as partes, ao passo que Israel permanece a expandir seu território sobre a Palestina e países vizinhos.

*Beatriz Maio é estudante do oitavo ano do ensino fundamental. 

2 comentários:

  1. Gostei demais desse resumo, que segue as normas basicas do jornalismo , os dois lados desse mundo sangrento e nem um pouco democratico , enfim , parabéns pelo texto e continue assim ;D

    ResponderExcluir
  2. Pó ficouu legaal so que deveria escrever menos né sahuashuasu brinks continue assim Bia bom trabalho gostei do seu trabalho xD

    ResponderExcluir