sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Prova da UFF 1º etapa 2009 (2º parte)

33
O espaço brasileiro é marcado por uma grande desigualdade entre os municípios que compõem cada estado da federação. Se por um lado, a criação dos municípios brasileiros tem uma história, por outro, essa criação também tem sua geografia. O mapa a seguir mostra a malha municipal brasileira e sua evolução no tempo e no espaço.

MAPA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS


Com base no mapa, podem ser destacados dois fatores principais que interferiram diretamente na evolução da malha municipal do País. Assinale-os.

(A) Lei de responsabilidade fiscal; redução da importância econômica das metrópoles.
(B) Interesses eleitorais emancipacionistas; planejamento autoritário do espaço.
(C) Variações na densidade demográfica; direção predominante das frentes pioneiras.
(D) Flutuações dentro da dinâmica econômica; transição demográfica brasileira.
(E) Transferências da capital do País; movimentos separatistas e sua repressão.

Resposta: Esse mapa é como uma pintura imprecionista para mim... Lindo! geografia é linda neh não?! oiahoiahohaoihaoi (para quem ainda não sabe isso é a minha risada). O segredo está no mapa, repare que conforme a gente caminha da região norte para o Sudeste os pontos são bem mais numerosos e portanto menores. Bom o mapa é de municípios, e para haver um município é preciso de todo um poder público na figura de um prefeito e de vereadores, mais funcionarios desse poderes e tudo mais, então pensem comigo para haver um município é preciso ter gente! Então quanto mais gente mais municípios! Já que a questão é gente (população, densidade demográfica e tudo mais) eu pergunto, onde surgiram as primeiras cidades do Brasil e por tanto as pessoas? No litoral! muito bem... Agora olhem o mapa outra vez, onde estão a maioria dos pontinhos coloridos? Vamos paras as alternativas?

(A) Ambas as afirmações são verdadeiras e afetam os municípios mas são fatos recentes, olhem as datas na legenda!

(B) Isso ocorre e influencia, mas graças aos céus e a nós, não determina e além do mais, para haver interesses eleitorais como a questão propõe, tem de haver gente (população) então nao tem escapatória.

(D) Observem que não há uma real flutuação econômica, pois se houvesse o mapa seria mas homogênio quanto a distribuição dos municípios, o que ocorre é o oposto, nós temos uma concentração histórica da economia no litoral brasileiro.

(E) Transferência de capital do país?! Essa foi tão longe que eu nem consigo ver relação com a questão, nossa se alguém consegue por favor ilumini-me! Quanto a segunda parte, movimento separatistas? acredito que a fragmentação do poder e do espaço, no caso brasileiro, venha a dificultar a separação por acabar concentrando o poder no governo federal, não? Acho que aqui podemos ter uma polêmica interessante. Mas não é essa a resposta correta...

(C) Então vamos lá, a relação demográfica entre o interior do país (interior aqui como distante do litoral. ok?) e o seu litoral é grande tendendo drasticamente e históricamente devido a sua colonização e seu desenvolvimento econômico (Nascemos para exportar, e isso não é uma coisa muito boa, devo dizer). Por outro lado se observarmos o gradiente que há entre a área mais pintada (litoral) e a área menos pintada (interior) podemos observar que há uma gradação entre eles, essa gradação se dá conforme essas áreas foram ocupadas ao longo do tempo, as frentes pioneiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário