quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Vestibular: prova comentada UFF 1º fase 2009

Texto I
Tempo Rei
Gilberto Gil
Para ler e ouvir click aqui!

01
A letra da canção enfoca o tempo e o espaço que transcorrem e transformam tanto a matéria quanto o pensamento. Os versos da canção de Gilberto Gil, “Pães de Açúcar/Corcovados/Fustigados pela chuva e pelo eterno vento”, podem referir-se a um conceito da geografia física, o qual “constitui o conjunto de processos operantes na superfície terrestre que ocasionam a decomposição dos minerais das rochas, graças à ação de agentes atmosféricos e biológicos” (Leinz, V. e Amaral, S. Geologia Geral).

O conceito acima referido é o:

(A) intemperismo
(B) metamorfismo
(C) magmatismo
(D) organicismo
(E) tectonismo

Resposta: Eu tenho que confessar que fiquei assustado com essa questão, ou melhor com as alternativas! (se é que elas mereçam ser chamadas assim né?!). Bem vamos começar com as "alternativa" incorretas.

"(B) Metamorfismo" essa até que não é tão mal assim, só que não chega nem perto de estar certa. Metamorfismo é um processo que acontece mais ou menos assim: um tipo de rocha que ao longo do tempo acabou se modificando graças a drásticas mudanças de pressão e temperatura dando origem a uma nova rocha.

"(C) Magmatismo" ou orogênese, ou seja, quando o magma no interior da terra extravasa para a crosta terrestre, vindo a superficie ou ficando alojado no subsolo, quando vem para a superficie temos, por exemplo, um vulcão. Portanto nada haver ne não galera?!

"(D) Organicismo" AI MEU DEUS! essa passa muito longe... "O organicismo representa uma tendência do pensamento que constrói sua visão do mundo sobre um modelo orgânico e tem origem na filosofia idealista. (fonte: www.estudantedefilosofia.com.br)" Essa eu nem fazia ideia do que era, mas não é geografia certamente! Alguma duvida? Click no site! ele vai ajudar mais que eu...

"(E) Tectonismo" Ops ainda não é essa! tectonismo é o movimento da crosta terrestre que ocorre como efeito das pressões do interior da terra.

"(A) Intemperismo" como diz o enunciado da questão “constitui o conjunto de processos operantes na superfície terrestre que ocasionam a decomposição dos minerais das rochas, graças à ação de agentes atmosféricos e biológicos”. Lembram das forças exógenas? pois aqui estão!

Ta com dúvida? perguntar não ofende.

Quer saber mais sobre o assunto? Click aqui!


Texto II
Ferreira Gullar
"O verão invadiu outubro e expulsou a primavera. (...) O verão é feroz. Especialmente um verão como este, ilegítimo, fora de época, produto de uma subversão planetária. (...) Em meio ao verão, a chama da literatura bruxuleia e se apaga. Não se precisa de chave para abrir o mundo, quando ele se dá a nós, escancarado, sem espessura e sem sombras. O verão dos livros é eterno, pode esperar. Já o verão deste dia 25 de outubro de 2007 trepida à nossa volta, urgente."
(Trechos retirados da Prova da UFF de 2009)

12
O texto de Ferreira Gullar refere-se, de maneira poética, às mudanças climáticas ocorridas no globo terrestre ao longo das últimas décadas.

Assinale a caracterização correta desse fenômeno.

(A) Ocorrência de tempestades e catástrofes naturais, causadas pelo movimento de placas tectônicas.
(B) Irregularidade das condições climáticas em áreas do planeta, provocada por fatores naturais e humanos.
(C) Aumento da temperatura nas cidades, em função da formação de “ilhas de calor” nas áreas rurais.
(D) Modificações do ciclo das estações em virtude de mudanças orbitais da Terra e da atividade solar.
(E) Alterações bruscas no tempo, devido à inversão térmica decorrente do avanço de massas de ar.

Resposta: Observem que nessa questão há um efeito e uma causa. E o "segredo" está em correlacionar ambas com o fenômeno colocado pelo texto. Tudo bem, mas qual mesmo é o fenômeno do texto? Olhem os trechos que eu selecionei do texto da prova que está no início da questão... ele revela "mudanças climáticas ocorridas no globo terrestre ao longo das últimas décadas" como a própria questão fala, ainda ta difício? Lembra do aquecimento global! Agora vamos as questões:

(A) "Ocorrência de tempestades e catástrofes naturais," Olha o efeito ai, e ele ta legal "causadas pelo movimento de placas tectônicas." Aqui temos a causa , e opa! isso realmente acontece, mais então porque não é a correta? Por que os fenômenos causados por forças endógenas (de dentro da terra) são passageiros e pontuais, não podemos dizer que são mudanças ocorridas nas ultimas décadas como indica o enunciado da questão.


(C) "Aumento da temperatura nas cidades," Mais um efeito, e ta tudo bem com ele. "em função da formação de “ilhas de calor” nas áreas rurais." Pera ai, para tudo! a gente não estava falando de cidade? ilhas de calo são causados principalmente pela verticalização (Surgimento de muitos prédios) que ocorre nas grandes cidades, e não nas áreas rurais.

(D) "Modificações do ciclo das estações" Efeito e mais uma vez tranquilo. "em virtude de mudanças orbitais da Terra e da atividade solar." ??? A pouco tempo, durante o mega tsuname que varreu a Ásia, tão lembrados? não! click aqui e refresque sua memória, ouve uma pequena alteração no eixo da terra (rotação), mas isso alem de ter sido pontual, não causaria modificações no ciclo das estações que é fruto da translação.

(E) "Alterações bruscas no tempo," Opa o efeito ta tranquilo, se a questão estive-se se referindo a mudanças de tempo, ou seja, mudanças imediatas do tipo "acho que o dia ta bom para uma praia!" ou "está: chuvendo, sol, com ventos fortes, com uma leve brisa, etc." "devido à inversão térmica decorrente do avanço de massas de ar." E a segunda parte, a causa, tem tudo haver com o efeito, que não tem nada haver com a questão.

(B) "Irregularidade das condições climáticas em áreas do planeta," (opa até aqui ta legal) "provocada por fatores naturais e humanos." Exato! e temos a nossa vencedora.

E ai deu para entender? pode perguntar.


Quer saber mais? Click aqui e veja o documentário Uma verdade inconveniente no YouTube

19
Tempos Rápidos e Tempos Lentos
"(...) Sugerimos a noção de um tempo rápido ao q
ual se antepõe um tempo lento. Aqui, estamos falando de quantidades relativas. De um lado, o que nós chamamos de tempo lento somente o é em relação ao tempo rápido; e vice- versa(...). E essa contabilidade do tempo vivido pelos homens, empresas e instituições será diferente de lugar para lugar. (...). O tempo rápido não cobre a totalidade do território nem abrange a sociedade inteira. (...)"
(Adaptado de Santos, M. A natureza do espaço.)




Charge Fonte: Dominical. La Vanguardia. Barcelona. 4.07.04

A análise integrada do texto e da charge permite concluir corretamente que:

(A) as revoluções tecnológicas dos transportes e das telecomunicações explicam porque os tempos rápidos são urbanos e os lentos são apenas rurais;
(B) a moderna gestão de empresas e de instituições acelera o tempo vivido, padronizando inteiramente a superfície terrestre;
(C) as noções de tempo rápido e tempo lento estão relacionadas, historicamente, aos países centrais e aos países periféricos, nessa ordem;
(D) a tecnologia tem papel importante na constituição de tempos e de lugares, sem homogeneizar por completo o espaço geográfico;

(E) os setores da economia – primário, secundário e terciário – representam isoladamente os tempos muito lento, lento e rápido, respectivamente.

Resposta: Nossa, vocês gostarão dessa questão? Por que eu adorei! Principalmente quando o carinha com a pá acha o tesouro hoaihoahioah (isso foi a minha risada :). As alternativas de respostas parecem ser um pouco confusas, dando uma falsa impresão de que há mais de uma resposta correta, por isso convido-os a tornarem a ler a questão... Pronto? Vamos lá então, há na verdade, tempos lentos e tempos rápidos por que ambos coexistem no espaço como o mestre Milton Santos fala no texto acima. "Mas qual a diferença?" Boa pergunta! O tempo rápido é o tempo da informação, das novas tecnologias, do computador, etc. O lento, o de antes da "revolução tecno-científico-informacional". "E porque os dois existem ao mesmo tempo?" Por que a tecnologia dessa tal revolução não está igualmente distribuida, uns tem mais acesso que outros. Agora vamos as alternativas:

(A) Aqui ele tenta nos convencer de que o rural é mais lento, como se ele também não tenha se transformado ao longo da história, mas nós somo Os Caras e sabemos que tivemos uma "revolução verde" (não lembra disso? não tema com o google não há problema. é só clickar aqui!) e a industria moderna também ira se apropriar do espaço rural com as "agroindustrias" neh verdade?!

(B) Como já discutimos as tecnologias não se distribuem igualmente no espaço e isso se da em parte por estárem concentradas em empresas, que ocupam os espaços em busca de mais capital, money, bufunfa.

(C) Ai temos uma "boa e velha" pegadinha cruel, a alternativa diz a verdade, "então porque ela está errada?" Por que a questão quer somente o que se pode concluir com "a análise integrada do texto e da charge" e apesar de ser uma alternativa verdadeira, o fragmento de texto e nem a charge relacionam os diferentes tempos com a as diferentes situações geopolíticas do mundo. O que é uma pena!

(E) Nossa senhora! mãe de Deus, salvais da perdição... Essa passa muito longe da realidade, já falamos que a existência de tempos rápidos é fruto da "revolução tecno-científico-informacional" e como sabemos ela afeta todos os setores da economia, a diferença está nos diferentes espaços, lugares em que ela se instala e se desenvolve.

(D) Apesar de não ser a resposta mais completa a problemática apontada pelo mestre Milton Santos em a "natureza do espaço" (exelente livro) ela atende ao que é colocado pelo fragmento de texto assim como a reflexão proposta pela charge. Então temos a nossa vencedora!

29
A CULTURA INTERNACIONAL DO CONSUMO
A difusão geográfica da rede McDonald’s
Adaptado de STEARNS, Peter N. Atlante delle culture in movimento (edizione italiana a cura di Carlo Fumian e Giovanni Gozzini).

No mapa, apresenta-se o ritmo desigual da difusão do padrão norte-americano de consumo em diferentes partes do mundo, a partir da implantação do primeiro McDonald’s em países selecionados.

O fator principal responsável por tal desigualdade é o(a):

(A) poder aquisitivo das populações dos países considerados na amostragem;
(B) proximidade geográfica da matriz norte-americana da empresa;
(C) resistência cultural e religiosa, em alguns casos, ao “modo de vida americano”;
(D) peso de tradições alimentares enraizadas em alguns países apresentados;
(E) ordem de inserção dos países selecionados na economia globalizada.

Resposta: Bem o mapa revela a seguinte ordem de difusão: 1967 - Porto Rico e Canadá; 1971 - Europa Ocidental; Japão, Autrália e Nova Zelândia; 1979 - Brasil; 1990 - União Soviética; 1992 - Marrocos. Com isso em mente, vamos as questões:

(A) Se fosse o poder aquisitivo o peso dessa balança não teriamos Porto Rico vindo logo no primeiro momento de difusão. Portanto logo ai ja podemos eliminar essa questão.

(B) Se fosse pela proximidade Geográfica da matriz o Brasil e Marrocos virinham antes de Nova Zelândia e Japão, não é mesmo?! Então nada feito.

(C) Essa resposta é boa! E se considerarmos o caso da União Soviética está correto, entretanto não podemos dizer que responde a maioria dos casos apresentados.

(D) Se fosse o peso das tradições alimentáres o Japão não poderia estar logo no segundo momento, já que lá se como peixe cru, acho que o MCDonald's não vende peixe cru.

(E) Então temos por eliminção e um pouco de lógica a nossa vencedora, em minha opinião a resposta fica mais explicita ao analisarmos o título do mapa, observem "A CULTURA INTERNACIONAL DO CONSUMO A difusão geográfica da rede McDonald’s". O que podemos dizer que contem a internacionalização do consumo, e que não deixa de ser o modo de produção? Glo...? Glo...? Globalização! e a alternativa fala de "economia globalizada".

2 comentários:

  1. E ae Pedro??
    Tá de parabéns pela iniciativa. Quando puder deixarei algo interessante pra todos podermos refletir um pouco mais sobre o que é, e o que ainda pode se tornar a geografia dentro e fora da sala de aula.
    Grande abraço
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. pretendo trabalhar esse tema ainda... so nao estou com muito tempo

    ResponderExcluir