quarta-feira, 15 de abril de 2009

Novo Enem

O novo Enem contará com 200 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas do conhecimento (ciências naturais e humanas, linguagens e matemática), além de uma redação. O novo modelo de seleção chama-se Sistema de Seleção Unificada. Onde os estudantes poderão optar por cinco cursos de uma ou até cinco universidades e poderão, ainda, consultar as médias dos demais candidatos à vaga que ele deseja (como já é feito no PROUNI). Caso a nota do exame não seja suficiente para garantir vaga nas opções iniciais, os candidatos terão liberdade para fazer novas escolhas, uma vez que as notas serão divulgadas antes dos alunos se inscreverem nos cursos das faculdades.
O prazo limite para divulgação da lista das universidades federais que vão adotar o novo sistema já em 2009 é até o fim de abril.
O Enem passará a ser o único critério para a seleção nas universidades que o adotarem? A decisão caberá a cada instituição. O MEC propõe dois modelos. No primeiro, as universidades podem usar o resultado da prova como preferirem, inclusive fazendo uma segunda fase própria. A outra opção é aderir ao Sistema de Seleção Unificado. Neste caso, é necessário que o Enem seja a única etapa do processo seletivo. As vagas ficam disponíveis em um sistema eletrônico de inscrição válido para todo o país.
Neste ano a proposta é que ocorra somente um exame, nos dias 3 e 4 de outubro. O MEC pretende, em 2010, aplicar pelo menos dois, tendo como meta chegar a sete por ano, como o SAT, modelo americano no qual se “inspira” o novo Enem.
Apesar de a proposta encontrar-se em fase embrionária, já existem diversas críticas sobre o novo Enem, uma vez que a realidade dos estudantes brasileiros difere da realidade dos estudantes americanos, a tentativa de aplicação do mesmo modelo de ingresso ao ensino superior para muitos é algo incoerente.
Cabe ressaltar algumas peculiaridades como:
1º A tendência do aumento da concorrência das vagas referentes às universidades do sudeste;
2º A falta de infra-estrutura (como alojamentos) das universidades para acomodar os alunos que migram de outros estados e/ou cidades.
3º Qual será que na busca de preparar os alunos para este novo Enem os cursinhos e escolas deixarão “de lado” aspectos locais e/ou regionais?

Assim se configura a nova realidade do ingresso ao ensino superior no Brasil. Cabe a nós, professores e alunos, avaliar os pontos positivos e negativos deste novo modelo.
De qualquer forma, você (aluno) pode propor ao seu professor de geografia, um debate sobre este tema, enfocando questões como: a cópia do sistema de ingresso americano; a problemática dos aspectos locais e regionais, bem como propor novas temáticas..Enfim, reflita, debata, compartilhe idéias e opiniões.

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