Fique por dentro do vestibular

Loading...

Política viva

Loading...

sexta-feira, 13 de março de 2009

Dicas rápidas para fazer um plano de aula

DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA

Por: jojomaravilha

Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:

• Conhecimento - Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão - Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação - Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise - Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese - Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação - Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.

Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou - 5)

COMPETÊNCIAS - Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou - 3)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.

METODOLOGIA - Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).

AÇÃO DIDÁTICA - Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou - 3) Exemplo:

Primeiro Momento

Segundo Momento

Terceiro Momento

HABILIDADES - O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.

AVALIAÇÃO - Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR - CANTA. (+ ou - 3)

BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.

FONTE: http://popnews.wordpress.com/2007/10/13/dicas-para-se-fazer-um-plano-de-aula/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias diárias do dia a dia, todo dia, aqui!

Loading...

Política Viva em vídeo

Loading...

Um pouco do que há de bom no YouTube

Loading...