terça-feira, 10 de março de 2009

Planejamentos de Aulas (Exemplos)

O CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNDAÇÃO CECIERJ, vinculado à SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SECT realizou, no período de 15 de dezembro de 2008 a 03 de fevereiro de 2009, Seleção de Bolsistas graduados e graduandos de instituições públicas ou privadas, para atuarem como Tutores nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Redação no Pré-Vestibular Social.

Uma das etapas da prova era a realização da Prova didática, para tal, foram divulgados 10 temas para cada disciplina, sendo duas sorteadas na hora de realização da prova e, o candidato deveria escolher um dos dois temas.

Os temas de Geografia foram:
1. A questão amazônica: uso sustentável da floresta versus tipos de exploração tradicionais
2. A exclusão sócio-espacial nas cidades brasileiras
3. Alternativas brasileiras para a questão energética
4. Novas tendências nas relações de trabalho no Brasil e no mundo
5. Implicações políticas e econômicas do aquecimento global
6. A economia mundial: tendências de globalização e regionalização
7. África – a organização política e a tragédia social
8. Avanços e retrocessos na questão palestina
9. Inovações tecnológicas na agricultura
10. O desenvolvimento industrial na região do Paraíba do Sul fluminense

Aproveitando que eu participei da prova, disponibilizo para vocês meus planejamentos de aula. É só clicar no tema.





3 comentários:

  1. Um abraço tambem sou professor e estive em seu blog! Ademar!!

    ResponderExcluir
  2. Abraço ademar, prof. de portugues, sinta-se a vontade por aqui a casa tb é sua.

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo... o meu nome é Diego.
    Eu não estou conseguindo visualizar os seus planejamentos. Eu vou ter que apresentar um destes assuntos no próximo domingo e estou um pouco perdido. Se vc puder enviar para o meu email ficarei muito grato.

    diegogeoffp@gmail.com

    ResponderExcluir